SELO VERDE COMERCIAL AGRÍCOLA LTDA.



A SELO VERDE COMERCIAL AGRÍCOLA LTDA iniciou a sua história com a aquisição do Sítio Modelo localizado no Município de Itariri-SP, na região de transição entre o Vale do Ribeira e Litoral Sul do Estado de São Paulo. A implantação da cultura do palmito pupunha no Sítio Modelo, iniciou-se em Julho de 1995, devido à ação da então Delegacia Agrícola de Santos, órgão da CATI pertencente à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que prestou assistência técnica inicialmente com o Engº Agrônomo Renato de Freitas Vianna Neto e na seqüência com o Engº Agrônomo Márcio Meleiro.

A propriedade tornou-se “Unidade Demonstrativa” da Secretaria de Agricultura, para dias de campo, recepção de excursões, sendo que parte da área do sítio, serviu para pesquisa científica coordenada pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) com a implantação de experimento sobre adubação e calagem, visando uma maior produtividade de palmito pupunha, desde Dezembro de 1997, sob a orientação da Pesquisadora Científica Drª Marilene Leão Alves Bovi.





​Hoje o Palmito SELO VERDE é produzido pela Selo Verde Comercial Agrícola Ltda.; esta empresa desenvolve projetos que preservam o meio ambiente e contribuem para o reflorestamento de áreas degradadas. A Selo Verde, atendendo as exigências da vigilância sanitária, adotou o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC nos processamentos do palmito in natura, minimamente processado e em conserva.


O sistema APPCC teve sua origem nos anos 60 com o Programa Aeroespacial Americano (NASA), quando surgiu a preocupação com a alimentação dos astronautas, pois os alimentos não podiam apresentar qualquer contaminação e o sistema Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle desenvolveu os primeiros alimentos 100% seguros a serem consumidos no espaço.
O sistema APPCC não deve ser feito apenas dentro das indústrias alimentícias, deve-se também estendê-lo à procedência do alimento, melhorias de trato cultural, plantio e colheita em época adequada, adubação, controle de pragas e doenças, etc. Estes procedimentos geram um produto final de excelência.


O objetivo da empresa que desenvolveu o Palmito SELO VERDE é cultivar e produzir palmito in natura, minimamente processado e em conserva, garantindo a segurança alimentar em todos os elos da cadeia produtiva, focando a qualidade total e a sustentabilidade do meio ambiente, agregando valores éticos em seus produtos e ações.